Conheça a vencedora do Top Trainer Brasil 2016

by Bruno Beuttenmüller - 12 de dezembro de 2016

No último dia 10 de dezembro, o Brasil conheceu a personal trainer de maior destaque no país em 2016: Ana Cristina Huber. A profissional foi eleita na primeira edição do Top Trainer Brasil, após passar por uma série de provas e avaliações que passaram pelo crivo dos principais empresários, acadêmicos, comunicadores e coaches da Educação Física brasileira.

O concurso teve cerca de 1200 inscritos de 24 estados do país e foi capitaneado pela WTTC, Certificação Internacional em Personal Training, em parceria com o programa Eu Atleta, do canal SporTV. Cristiano Parente, idealizador do evento, educador físico, eleito em 2014 o melhor Personal Trainer do Mundo pela Life Fitness Mundial, destaca que “essa primeira edição foi um sucesso e demonstrou que o Brasil tem profissionais de alto nível”.

“A nossa ideia inicial era a de incentivar o aprimoramento da profissão e destacar profissionais diferenciados da Educação Física. E fomos além, pois percebemos que os profissionais de Educação Física estão cada vez mais buscando aperfeiçoar o seu nível técnico e também investindo na sua capacitação profissional. O evento serviu para passar a mensagem que o bom profissional não é aquele que, apenas, monta um bom treino, mas sim aquele que sabe dar um atendimento qualificado e personalizado, com técnicas de psicologia e comunicação, que faz um marketing inteligente e moderno fugindo dos modelos antigos e ultrapassados da Educação Física, que entende a importância da qualidade dos materiais esportivos e dos equipamentos, e que sabe gerir sua carreira de maneira profissional e empresarial. Foi um excelente retorno”, afirma.

O Top Trainer Brasil reuniu os gigantes indústria fitness para escolher o profissional de maior destaque do setor no país, em cinco etapas. A comissão avaliadora contou com Júlio Serrão, acadêmico da USP e um dos principais nomes da Educação Física no Brasil com relação ao biomecânica e estudo dos movimentos; Juliano Ceglia, apresentador do programa EU Atleta, da SporTV, jornalista e especialista em comunicação; Dudu Neto, da BodyTech, Saturno de Souza, da Bio Ritmo e Monica Marques, da Companhia Athletica, responsáveis técnicos das maiores redes do Brasil e acostumados com seleção de profissionais; além do próprio Cristiano Parente, que vem conduzindo uma mudança de comportamento dos profissionais da área através de cursos, congressos e treinamentos com os novos conceitos que a ciência e o mercado trazem no mundo todo.

Na primeira fase, currículo acadêmico e profissional, bem como definição de nicho de mercado e especialização tiveram bastante influência. Já no segundo momento do concurso, foram selecionados 100 profissionais que apresentaram texto e vídeo se posicionado sobre sua leitura pessoal e geral da profissão, e também sobre assuntos que interferem muitíssimo na imagem geral da área. “Foi uma etapa inovadora e muito importante para conseguir peneirar os finalistas. É muito importante hoje se comunicar de forma direta, estar antenado com a realidade do mercado, e transmitir o conhecimento de forma clara e atrativa para o seu público, tanto nas redes sociais como na mídia em geral”, analisa Parente.

 

Final

 

A final foi realizada em três dias, no Hotel Ninety, Em São Paulo. Os dez finalistas passaram por uma série de testes e provas nas quais foram avaliados desde a postura, a maneira de se vestir, a forma de se comunicar, os conhecimentos técnicos, o atendimento ao aluno/cliente, além de passarem por provas de fogos que envolveram situações de estresse pessoal, profissional e emocional. “O conhecimento e os conceitos técnicos, o planejamento para cada caso em especial, o repertório de exercícios, a leitura e as escolhas em termos de aspectos emocionais do aluno, a postura e reação diante de cada medo, dificuldade e expectativa, e a tranquilidade, sabedoria e autocontrole contam bastante”, revela Cristiano Parente.

Segundo Cristiano Parente, a vitória de Ana Cristina Huber foi uma decisão de consenso, pois ela foi a personal trainer que teve uma média elevada em todos os quesitos avaliados.

 

“A Ana conseguiu, nas diversas situações e avaliações, apresentar bons resultados. Ela foi muito bem em todo o contexto, e demonstrou um bom nível na média. Alguns concorrentes dela chegaram a ter determinados aspectos com níveis tão bons ou até mesmo melhores pontualmente, mas foi um consenso dos avaliadores que ela merecia a vitória pois em todos os aspectos tinha um ótimo nível. Foi uma conquista difícil, pois para nossa agradável surpresa o nível da final foi alto e os demais candidatos participaram de igual para igual. No entanto, a Ana foi mais constante, equilibrada, apresentou uma boa imagem, se comunicando bem, além de ter um ótimo conteúdo técnico e ter um formato interessante de vender seus serviços. Sem dúvidas, ela representa muito bem os profissionais das Educação Física em todo Brasil, e terá importante papel para nos auxiliar nas mudanças que estamos desenvolvendo na profissão”, avaliou.

Parente ressalta que os dez finalistas ganharam uma Certificação Internacional Completa em Personal Training da WTTC, além de um final de semana de imersão no programa INNCITER de Inovação e Criação de Fitness Startups da Koatch Academy.

 

A primeira edição do Top Trainer Brasil teve o apoio e parceria da Under Armour, da Life Fitness Brasil, do Hotel Ninety da rede HB Hotels, Labrada e GT Nutrition, EU Atleta, SporTV, Rede Globo, USP, Koatch Academia, WTTC(World Too Trainers Certification), Fitness Bistro, Tool Web Solutions, InPressIt, Concepto Um, Muscle And Motion, Top Of The Rock – O Congresso, Masterminds WTTC e Koatch Academy.

Expansão

Para Parente, o ponto mais importante do evento é possibilitar uma nova geração de profissionais capazes de alavancar suas carreiras, “e junto poder movimentar o cenário da Educação Física, que agora surge como uma profissão mais séria, respeitada e valorizada, além é claro, de poder contribuir disseminando a minha experiência e encontrando outros profissionais fantásticos pelo mundo todo.”

A ideia, segundo Cristiano Parente, é expandirmos o evento e torná-lo cada vez maior. “Buscamos subdividir o modelo em fases regionais, elegendo os profissionais que se destacam em cada país, para, posteriormente, eles participarem de um evento maior, mundial”, conclui.